sexta-feira, abril 08, 2005

Essa semana eu recebi um e-mail que circulou bastante por São Paulo. O e-mail traz uma série de absurdos tentando se aproveitar da iminente alteração no rodízio na cidade. Para resumir o conteúdo do mesmo, seguem alguns pontos:
1. A Câmara dos vereadores de São Paulo teria aprovado um projeto de intensificação do rodízio de veículos em São Paulo, de autoria do vereador José Ferreira (Zelão) do PT (que de fato existe), em parceria com a cúpula do PV;
2. A nova lei aumentaria a quantidade de dias abrangida pelo rodízio e impõe mais restrições sobre a transitação. Às segundas, quartas e sextas poderiam circular os veículos cujas placas terminam em 2, 4, 6, 8 ou 0; às terças, quintas e sábados, os veículos de finais 1, 3, 5, 7, e 9;
3. A CET passaria a poder apreender o veículo que desobedecer às regras;
4. A CET precisaria de mais 250 funcionários ("marronzinhos") para a fiscalização;
5. O Diretor de Planejamento da CET, Carlos Campos (que de fato é executivo do órgão) teria afirmado que "Não temos como fazer cumprir a lei com um número tão reduzido de funcionários. Além disso, falta preparo. Muitos dos nossos fiscais não têm segundo grau completo e têm dificuldades de soletrar. É muito difícil para eles anotarem placas que passam em grande velocidade pelas ruas da cidade. Com mais preparo, poderíamos aumentar a quantidade de multas em até 300%";
6. O vereador Zelão teria ainda dito que "O próximo passo será extendermos o rodízio para as 24h do dia... Infelizmente apenas o prefeito tem direito a usar o helicóptero da prefeitura, e nós vereadores temos que nos contentar apenas com os veículos disponibilizados. Mas pelo menos temos veículos oficiais com finais de todos os tipos de placas e isso não deverá nos afetar... Tenho certeza de que o povo brasileiro é criativo e arrumará uma solução. Isso não é problema nosso. As caronas, por exemplo, são uma alternativa".

Assim, o e-mail prejudica a CET e o PT de maneira geral, um vereador e um executivo que de fato existem, desinforma os destinatários da mensagem e cria mais confusão sobre um tema que já não é nada simples. E a galera sai distribuindo, cheia de boas intenções.

Quando li o e-mail (e achei imediatamente que era falso), lembrei-me de uma série de outras ocasiões como essa, em que fiquei me perguntando como é que alguém tem coragem (e falta de caráter) para escrever um e-mail destes. E também me perguntei sobre os que passam a tal mensagem para frente, alguns apenas bem-intencionados, outros provavelmente querendo mais é ver o circo pegar fogo. Lembrei-me também da vontade que sempre tive de saber quem escreve essas aberrações, ou de ao menos fazer chegar alguma sensação de que não ficarão completamente impunes.

Resolvi então tentar o seguinte: seguir o e-mail de trás para frente (como em "O Gênio do Crime" do João Carlos Marinho. Algum outro tiozinho aí leu?). A idéia foi perguntar, para quem me mandou a mensagem, de quem essa pessoa recebeu a tal mensagem. E para esta última, perguntar sobre a anterior na linha, até chegar tão perto quanto possível do remetente original.

Claro, sei que provavelmente não vou chegar ao remetente original, já que:
1. Alguém vai simplesmente ignorar meu pedido, ou;
2. Alguém vai ter já apagado a mensagem original e não vai se lembrar mais de quem havia recebido, ou;
3. Alguém vai deixar de responder porque foi exatamente quem enviou a primeira mensagem, ou porque conhece quem foi.
De qualquer maneira, sei que uma hora não vou ter mais resposta. Se for pela terceira hipótese acima já terei alcançado o objetivo inicial, que era fazer saber que a coisa não é tão inconseqüente quanto deve parecer.

Esse é o e-mail que estou enviando para cada pessoa na perseguição de trás para frente:

Olá, fulano!

Como eu disse para todas as pessoas que estão ajudando nessa idéia, acabei recebendo o e-mail falso (como você pode conferir aqui: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u107648.shtml) sobre a alteração no rodízio de veículos de São Paulo. Ou seja, a nossa boa vontade (e a de outras pessoas, incluindo a de quem te mandou o e-mail) e nossa vontade de mudar as coisas que não vão bem foram aproveitadas por alguém sem escrúpulos que usou mentiras para atrapalhar o que ficamos sabendo sobre a verdadeira alteração no rodízio que pode vir a acontecer.

Isso já aconteceu comigo mais de uma vez e eu sempre quis tentar uma coisa e achei que essa é uma boa oportunidade. Eu estou propondo (e as pessoas estão participando) fazermos o caminho do e-mail de trás para frente. Estou vendo quem mandou a mensagem para cada um de nós, até chegar o mais perto possível de onde a mensagem saiu. Vamos usar nossa indignação e fazer algo para realmente melhorar nosso dia a dia?

Você se importaria de me passar o contato de quem te mandou essa mensagem? Eu pretendo mandar para ela exatamente esta mesma mensagem que estou te enviando, podendo inclusive te copiar na mensagem, se você quiser. O que você acha?

Abraço,
Fernando


E como estamos agora? Bom, andei até aqui uns 7 ou 8 elos na corrente, rumo ao começo da mesma. Não é muito ainda, e não sei o quanto eu ainda vou, mas tenho certeza de que se cada um de nós fizer isso quando receber uma dessas mensagens nós daremos um passo muito legal em direção a uma rede mais sadia, honesta e confiável. Ou pelo menos rumo a menos saco cheio.