quinta-feira, abril 26, 2007

Questões fundamentais

Existem duas coisas que ouço há algum tempo como verdades-higiênicas-pessoais-quase-científicas que vêm assolando minha mente e pêlos diversos. Dizem respeito a barba e cabelo.

Barba:

Ao longo dos anos tenho ouvido que não se deve escanhoar (passar o aparelho de barbear no sentido contrário ao do crescimento dos pêlos), pois isso machuca a pele, tira oleosidade em excesso etc.

Só que a maior parte das recomendações sempre diziam que além destes perigos todos, escanhoar teria exatamente os mesmos resultados do barbear no sentido dos pelos, que qualquer suposta vantagem seria mito.

Neste momento eu sentia que estavam me tomando por idiota, ou que a matéria havia sido escrita por um. É óbvio, claro, evidente que escanhoar deixa um barbear mais rente, mais liso. Pode até ter mais problemas, mas que deixa mais liso, só o Coisa não perceberia.

Aparentemente isso está mudando. Procurei alguma coisa sobre o tema para este desabafo e não encontrei mais. Há ainda todas as recomendações quanto aos prejuízos de escanhoar, mas praticamente todas admitindo que a barba fica mesmo mais rente desta maneira.

Cabelo:

Meeesma idéia. Já ouvi diversas vezes que trocar de shampoo freqüentemente, usando 2 ou 3 ao mesmo tempo, não traz nenhum benefício adicional aos cabelos. Que não diminui a manifestação da caspa, não deixa os cabelos mais _______ (lisos, macios, sedosos, whatever, preencha como preferir). Enfim, que é mito.

Pois eu notei que meu cabelo sempre ficava mais apresentável quando não ficava mais que 3 ou 4 dias usando o mesmo shampoo. E notei na adolescência, muitos anos antes de ouvir o tal mito pela primeira vez.

E a diferença nos meus cabelos continua clara, evidente. A teoria é que está certa e meus cabelos errados?

***

Você que é uma pessoa vivida, experiente, eclética e conhecedora dos mistérios do mundo, dê sua contribuição, por favor, nestes mistérios marketeiros e antropológicos.

Não perca meu próximo capítulo, em que discorro sobre meu uso do esmalte de unha e do absorvente. Até lá.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sabe-los,

Se não tê-los...como cabe-los?

abç

Guiga
"The Twisted Cucumber"

sexta-feira, 27 abril, 2007  
Anonymous Anônimo said...

trabalhar em revista feminina tem dessas.. uma vez a editora de beleza aqui me disse que faz sentido sim essa história do cabelo melhorar quando se troca de xampú. A idéia é que usando um mesmo todo dia, você acumula no cabelo os agentes ativos dele. Quando troca, você dá uma "limpada" nesses ativos e o cabelo fica mais leve. É por esse princípio que elas recomendam, quando se gosta muito de um só xampú, por exemplo, usar um "anti-resíduos", para dar essa limpada e você poder voltar a usar o xampú querido de sempre. ;)

beijos, saudades de vocês e dos furões. Como vão eles?

quinta-feira, 05 julho, 2007  
Blogger veridiana.ferrari said...

já tinha vindo até aqui algumas vezes, há MUITO tempo, porque leio a Zel e adoro e as vezes ela deixava algum link seu nos posts.
mas, raramente tinha posts, então desisti.

hoje voltei, porque ela linkou de novo. e tou aqui, me deliciando com os textos.

adorei.
e vou esperar você discorrer sobre o uso do esmalte de unha e do absorvente. rs.

quinta-feira, 19 julho, 2007  

Postar um comentário

<< Home