quarta-feira, maio 02, 2007

Tio chato

Apesar de liberal em diversos assuntos, tenho encontrado cada vez mais temas em que me descubro conservador, tradicional.

Sinto pelos hábitos que caíram em desuso e cuja ausência faz a humanidade um pouco pior como, por exemplo...
Duelar com oponente
Propaganda inteligente
Sexo com parente
Rima inconseqüente
(Acredito até em métrica e rima rica. Eventualmente em qualidade também. Eventualmente.)

Sou favorável também à preservação do português padrão na comunicação (ainda que suspeitando do meu próprio uso do mesmo como instrumento de poder, mas isso é conversa para outro dia). Conservador que sou, acredito em crase, vírgula e conjunções diversas (acreditar não me isenta de meus próprios pecadinhos ocasionais, claro).

***

O que nos traz à questão da semana, a música da propaganda do automóvel Sentra. Sim, o temível "não tem cara de tiozão".

Lembremos, a letra fala que o carro "não tem cara de tiozão, mas acelerou meu coração". Bom, se entendermos que "não tem cara de tiozão" é um atributo positivo (não temos razão para imaginar o contrário) e que "acelerou meu coração" também o é, o que diabos faz o "mas" ali?

Enquanto conjunção adversativa (hein, hein?) ele -- o "mas" -- deveria aparecer caso a segunda frase tivesse sentido contrário à primeira, caso a segunda fosse algo que não se esperasse em razão da primeira, o que não acontece.

A Zel surgiu com uma hipótese interessante. Um trecho maior da letra traz "Mas será que é pra mim, algo tão moderno assim? Não tem cara de tiozão, mas acelerou meu coração". Quem nos conta a história é um cara conservador, antiquado, tiozão. Um cara que só gosta de carro com cara de "tiozão". Assim, apesar do carro não ter cara de tiozão, tocou o coração do elemento.

Faz sentido, admito. Mas quando junto meu otimisto costumeiro, a qualidade média da propaganda exibida atualmente e a qualidade do português dos formandos atuais, tendo a achar que a letra em questão foi só feita por um gramaticamente inabilitado mesmo.

Mas e você? Dê sua opinião, mande sua cartinha.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tbm tendo a achar que as pessoas se esqueceram de como tratar bem a nossa língua e, qdo li seu post, estava convencida de que ninguém mas sabia do se tratava uma conjunção adversativa, nem mesmo os revisores de grandes agências de publicidade.
Curiosa que sou, consultei o oráculo (vulgo Google) e achei uma declaração do diretor de marketing da Nissan que referenda a opinião da Zel: "Por ter como alvo um público melhor estabelecido, na faixa dos 35 aos 55 anos, o segmento de sedãs é caracterizado por 'campanhas sérias, conservadoras, sem emoção e muito racionais', diz Nélio Bilate, diretor de vendas e marketing da Nissan. As observações, diz ele, foram feitas por 100 clientes consultados em uma pesquisa. 'Eles queriam mais ousadia, alegria, liberdade e saudosismo positivo', informa Bilate."
A idéia da Nissan, ao que parece, era realmente acelerar o coração dos tiozões ainda que o carro tivesse um visual modernoso, que fugisse à regra da categoria.

Enfim, qualquer que tenha sido a idéia, esteja o "mas" empregado corretamente ou não, fato é que o carro é medonho e a música é pior ainda (ok, se o conceito publicitário de bom jingle for medido pelo grau de adesão ao cérebro alheio, esse deve ser um dos melhores da história da propaganda recente. Eu, que não pretendo comprar a droga do carro, fico furiosa ao me pegar cantarolando a música).

quarta-feira, 02 maio, 2007  
Blogger Zel said...

não tem cara de tiozãaaaooooo

(eu adoro a musiqueta e as caras dos tiozões :D)

sexta-feira, 04 maio, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Peça de marketing sofrível:
- deveriam associar palavras e termos agradaveis ao carro.
- tiro sai pela culatra: o cara q compra o carro recebe elogios tipo: e aí, tá com o carro do tiozão??!!

Havia uma funcionária que trabalhava em uma empresa que cchamava todas as colegas de "Horrorosa". Adivinha o apelido que ficou pra ela?...

Coitado do Sentra: por culpa do marketing ficará tachado como o carro de tiozão!!!

sábado, 19 maio, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Oww... que adianta c matar de estudar, e ser um "noia de USP" q naum sabe d nada e nem trabalhar?
Se a vossa exelência prestar atenção, quem esta cantando É tiozão.... então por isso tem o diabos do "mas", fala q apesar de o carro não ter cara de tiozão, ele acelerou o coração dos tiozões... esse é a sacada do comercial...Larga a mão de ser bitolado um pouco, e vá curtir + a vida aeww!!!

domingo, 10 junho, 2007  
Blogger Zel said...

gentê, falando em português padrão... o que é esse último comentário?!

quinta-feira, 09 agosto, 2007  

Postar um comentário

<< Home