quarta-feira, dezembro 27, 2006

Fugide

Quando as únicas marcas de carro que tínhamos no Brasil eram os 4 cavaleiros do apocalipse, Chevrolet, Fiat, Ford e Volks, eu não tinha uma preferida. Havia alguma simpatia pela Ford, muito leve, provavelmente porque gostava do Escort que tínhamos.

Mas se não tinha uma marca preferida, claramente tinha uma odiada, repudiada: Volkswagen. Os caras conseguiram passar do Passat seu último carrão na minha humilde opinião, para uma série de carros feios, sem personalidade, e que custam "pelados" mais que os concorrentes mais bonitos e cheios de opcionais.

Estou certo de que boa parte das vendas de carros da Volks ainda se dá pela fama que a marca tinha há 25 anos de ser carro "que não dá oficina". E hoje eles vendem carros de plástico (coisa em que a GM também se especializou), feios e caros.

***

Como se pode notar, minha rejeição permanece a mesma, mas atualmente tenho algumas simpatias mais claras em se tratando de marcas de carro. Por exemplo, Peugeot. O 206 trouxe algo completamente diferente do que tínhamos até então. Finalmente um carro bonito.

Não vou discutir termos técnicos ("ah, mas ele vibra") ou psicológicos ("ah, é carro de mulher!" Sei, carro bonito é de mulher... Homem tem que ter carro feio? Homem é burro?).

***

Mas alguém me diz como foi que aprovaram esse nome do novo modelo, Escapade? Alguém na França sugeriu, eles na Peugeot daqui ficaram com medo de contradizer a matriz e a agência daqui estava fechada em um mês sabático.

Aí, para completar, na hora de desenvolver a campanha alguém soltou um "Escapade, para você escapar" só para descontrair, uma piada antes de entrar no clima, mas o chefe não entendeu a piada, gostou, e ficou essa mesmo.

2 Comments:

Blogger Henrique Silva said...

por isto a volks não emplaca mais nada no topo há anos e só se sustenta com o gol justamente por questão de tradição.

Não sei por aí, mas o novo saiu errado de novo, ao menos na minha cidade todo mundo reclamada das novas lanternas de "olhinhos"...

sábado, 06 janeiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

eu aqui novamente...
Engraçado que hj mesmo comentei com marido - que por sinal ADORA o FOX - que não compro carro da Volks por princípios éticos morais e ele olhou para mim e fez "humpf".
Vou mostrar seu post à ele. ( ah!ah!ah! )

Abraços

domingo, 21 janeiro, 2007  

Postar um comentário

<< Home