A moda e as bactérias
Sou velho. Sou do tempo em que calça jeans era azul escura. Lisa, íntegra, uniforme, resoluta e confiável.
Mas ainda me lembro de quando tudo começou a mudar...
Primeiro foram as calças mais clarinhas. Elas foram chegando sorrateiras e eu deixei passar. Depois foram as calças jeans lavadas. E quando as calças jeans estavam variando por quase todos os tons de azul (uns 3, se você for homem mesmo), apareceram as que tinham mais de um tom na mesma calça, em geral emulando uma calça já usada.
Até que a coisa descambou de vez. Em algum momento de distração da civilização deixamos que se instalassem as calças com mais de uma cor (!!), as com marcas que simulam um leque de tecido passado a ferro, as esburacadas, puídas e desgrenhadas, e finalmente as com figuras concretas e abstratas em apliques diversos. Se o mundo acabar, foi a calça com aplique.
***
Essa semana vimos na tv uma loja anunciando umas camisetas e bermudas washed-stoned-smoked-junk-addicted-whatever, e a coisa atingiu um estágio inimaginável. Agora as roupas são vendidas com aparência de velhas mesmo!
A camiseta tem cara de usada de verdade, com manchas nojentas. As bermudas têm simulações (acredito eu) de pequenas gotas brancas. Em algum momento o "look pintor de paredes" virou moda e eu não percebi.
Imagino que no próximo comercial teremos , além da linha "Pintor de Paredes", manchas e texturas nas linhas lançamento "Açougueiro", com lindas manchas com badrões borrifados em tons de vermelho, e "Lixeiro", com manchas multicoloridas e apliques orgânicos.
***
Li há algum tempo que a maior parte dos novos negócios não dá certo principalmente porque é fruto de necessidade, ao invés de oportunidade.
As pessoas tendem a abrir novos negócios quando perdem ou abandonam seus empregos, e precisam inventar algo para sobreviverem, quando o ideal seria que abrissem os seus negócios (!!) quando encontrassem uma boa oportunidade, independente de haver uma necessidade concomitante (não, não discutiremos as razões para tal neste post, esquece).
Pois eu, homem de visão, empreendedor e pró-ativo que sou, acabo de identificar uma excelente oportunidade. Serei o desbravador da nova fronteira da moda urbana: depois da roupa multicolorida, desbotada, manchada e rasgada, vem aí a roupa fedida de fábrica!
Vou ter que começar aos poucos, claro, explorando o mercado. Talvez vendendo algumas camisetas velhas minhas, com o selo Authentic Alive Bacteria Inside na etiqueta, uma coisa assim meio Yakult.
Se as apenas multicoloridas, desbotadas, manchadas e rasgadas estavam sendo vendidas por até R$80, a linha com bactérias vivas e com cheiro sai fácil por uns R$120. Vou fazer fortuna...
Mas ainda me lembro de quando tudo começou a mudar...
Primeiro foram as calças mais clarinhas. Elas foram chegando sorrateiras e eu deixei passar. Depois foram as calças jeans lavadas. E quando as calças jeans estavam variando por quase todos os tons de azul (uns 3, se você for homem mesmo), apareceram as que tinham mais de um tom na mesma calça, em geral emulando uma calça já usada.
Até que a coisa descambou de vez. Em algum momento de distração da civilização deixamos que se instalassem as calças com mais de uma cor (!!), as com marcas que simulam um leque de tecido passado a ferro, as esburacadas, puídas e desgrenhadas, e finalmente as com figuras concretas e abstratas em apliques diversos. Se o mundo acabar, foi a calça com aplique.
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Essa semana vimos na tv uma loja anunciando umas camisetas e bermudas washed-stoned-smoked-junk-addicted-whatever, e a coisa atingiu um estágio inimaginável. Agora as roupas são vendidas com aparência de velhas mesmo!
A camiseta tem cara de usada de verdade, com manchas nojentas. As bermudas têm simulações (acredito eu) de pequenas gotas brancas. Em algum momento o "look pintor de paredes" virou moda e eu não percebi.
Imagino que no próximo comercial teremos , além da linha "Pintor de Paredes", manchas e texturas nas linhas lançamento "Açougueiro", com lindas manchas com badrões borrifados em tons de vermelho, e "Lixeiro", com manchas multicoloridas e apliques orgânicos.
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Li há algum tempo que a maior parte dos novos negócios não dá certo principalmente porque é fruto de necessidade, ao invés de oportunidade.
As pessoas tendem a abrir novos negócios quando perdem ou abandonam seus empregos, e precisam inventar algo para sobreviverem, quando o ideal seria que abrissem os seus negócios (!!) quando encontrassem uma boa oportunidade, independente de haver uma necessidade concomitante (não, não discutiremos as razões para tal neste post, esquece).
Pois eu, homem de visão, empreendedor e pró-ativo que sou, acabo de identificar uma excelente oportunidade. Serei o desbravador da nova fronteira da moda urbana: depois da roupa multicolorida, desbotada, manchada e rasgada, vem aí a roupa fedida de fábrica!
Vou ter que começar aos poucos, claro, explorando o mercado. Talvez vendendo algumas camisetas velhas minhas, com o selo Authentic Alive Bacteria Inside na etiqueta, uma coisa assim meio Yakult.
Se as apenas multicoloridas, desbotadas, manchadas e rasgadas estavam sendo vendidas por até R$80, a linha com bactérias vivas e com cheiro sai fácil por uns R$120. Vou fazer fortuna...
1 Comments:
hoje mesmo falei sobre o conceito de 'velho'
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