terça-feira, outubro 28, 2008

Falando em telefonia...

Está pensando em trocar de operadora celular e não sabe para qual ir? Bom, quem sabe isso serve como critério adicional...

O Reclame Aqui é um site de defesa do consumidor que, por centralizar as reclamações sobre empresas das mais diversas áreas, acaba tendo grande visibilidade. E exatamente pela visibilidade que proporciona, o site funciona. As empresas, em sua maioria, de fato se defendem, se explicam, corrigem.

Vale um passeio por lá.

***

Escolhendo não-aleatoriamente o setor ali de cima (celulares), vamos ver como estão as 3 principais de São Paulo:

Total de Reclamações
Vivo - 4.259 (24,7%)
Claro - 5.349 (31,1%)
Tim - 7.619 (44,2%)

Se considerarmos que a divisão de mercado entre as 3 é de... (fonte Teleco)
Vivo - 37,4% (42.277.000)
Claro - 31,5% (35.668.000)
Tim - 31,1% (35.220.000)
concluímos que a Vivo está bem, com pouca reclamação para muito share, a Claro está como esperado, e a Tim está mal, com pouco share para muita reclamação.

Porém, temos um outro dado. No Reclame Aqui estão somadas não apenas as reclamações, mas também as respostas. Quer ver a quantos % das reclamações cada operadora respondeu? Eu fui ver.
Vivo - 32,0%
Claro - 98,5%
Tim - 96,5%

***

Resumindo, a Vivo tem menos reclamações por cliente, mas se você reclamar ela vai dar muito menos atenção que as outras. A Claro tem um nível médio de reclamações por cliente, mas responde a quase todas. Coisa que a Tim também faz, mas tendo muito mais reclamações por cliente.

Ou seja, se eu resolvesse mudar de operadora, já tivesse esgotado os outros critérios e estivesse absolutamente em dúvida sobre qual escolher, sob este aspecto eu mudaria para a Claro.

E se alguém quiser saber se não estou com desvio, tenho Tim.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ferdinand,

aposto meu mindinho como as respostas da TIM são genéricas. Palavra de quem trabalhou lá por quatro anos e meio.

(PS - Zelinda te encaminhou um email sobre o seu post "Contramão"?

terça-feira, 28 outubro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

Pois é... já passei pelas três, nesta ordem: Vivo, Tim e Claro.
Raramente tive problemas, só mudei pq sou mesmo um mercenário atrás do melhor plano/aparelho/custoxbenefício. Estou há um ano com a Claro e não tenho ressalvas: contas corretas, entregues com antecedência, franquias corretamente concedidas. Tudo conforme o combinado. O site de relacionamento é o melhor das 3, atualizado com frequencia diária para acompanhar consumo de franquia da conta a-faturar, gráficos para análise do seu perfil de consumo. Eu gosto, é simplão mas é bão. O da Vivo eu achei um lixo (opinião de quem foi Vivo há mais de 2 anos) e o da Tim inexistia (existe?).

E sim, vim parar aqui por indicação da Zel =)

Abraços!

quarta-feira, 29 outubro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

agora que declaradamente comento no blog da esposa, em nome do equilíbrio (e da minha verborréia incontida), comento aqui tbm, até porque o assunto é ótemo.

comento como consumidora, que já foi cliente BCP, já foi cliente Telesp Celular, já foi cliente Claro e deu de presente um TIM pra mamãe.

o resumo da ópera: sou cliente Vivo há 3 anos. NUNCA, NUNCA fiquei na mão. meu Bberry pifou, me colocaram outro, em comodato, na mão, até descobrirem que mal acometia o meu pequeno. Não descobriram, me deram outro novinho, na porta de casa. Ligações, em qq lugar do Brasil (e eu viajo pra cada canto q vc nem sabe q estão no mapa), faço e recebo. E-mails idem. SMS idem. Internet funciona maravilhosamente bem. Conta vem direitinho (não é a mais barata, mas é honesta).

Claro: caro, atendimento um lixo e sinal idem. Tá cheio de lugar que eu fico me exibindo com meu tel super funcionando e cliente da Claro no maior breu.

Tim: dispensa comentários. Não pega nem em SP - a capital. Pelo menos o pré-pago. A coitada da minha mãe não usa o celular nunca, mas toda vez que tenta fica na mão. Se arrependimento matasse, eu já tava debaixo da terra.

Enfim, isso não é merchand. É adoração. Não ganho um tusta da Vivo, mas defendo ela até debaixo d'água.

E tenho dito =)

quinta-feira, 30 outubro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

...E ninguém falou da Oi!!! E a Oi gente, e a Oi ????

quinta-feira, 30 outubro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

A Oi ainda não chegou aqui no DF, nunca tive e não conheço quem tem/teve. Não tenho como opinar.
Parece que o negócio da compra da BrasilTelecom pela Oi tem que se concretizar até meados de Novembro, caso contrário a Oi terá que pagar uma multa de alguns milhões pra BrT.

quinta-feira, 30 outubro, 2008  
Blogger Ferba said...

Então, Ana Júlia... eu já ouvi esse ponto de vista, mas conheço gente que acha o contrário. Aqui onde a gente mora, por exemplo, parece que a cobertura da Claro é melhor.

De qualquer maneira, a abordagem do post era bem específica, sobre quantidade de reclamações/ percentual de resposta, e em uma base amostral grande.

Por isso fugi dos casos individuais, que obviamente vão variar muito mesmo. Mas legal o ponto de vista, valeu.

Anônimo, acho que a Oi ficou de fora porque a idéia do post começou como uma pequena curiosidade, e como ela é nova aqui em Sampa, eu não tive curiosidade de procurar. Minha culpa. Ah, e assina aí, anônimos não têm uma resposta muito boa por aqui não... :)

Abraços

quinta-feira, 30 outubro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

Desculpe, não foi minha intenção ficar como anonima, eu errei, e perguntei da oi, pois eu comprei um chip e até hj consegui fazer 2(??) ligações, ao menos na zona leste é horrivel o sinal.
abraços,
selma

sexta-feira, 31 outubro, 2008  

Postar um comentário

<< Home