quinta-feira, novembro 27, 2008

Populacinha (mas vai demorar)

Tá no Uol, a partir da Agência Estado, que a população brasileira vai parar de crescer. Claro, não é novidade, mas agora com mais informações. Os pontos que eu destacaria:

A população brasileira vai parar de crescer em 2039. Enquanto na década de 50 a taxa de crescimento era de 3,04% ao ano, em 2008 ficou em 1,05% ao ano.

Em 2039 a expectativa é de que a população atinja "crescimento zero". A partir daí, de acordo com o IBGE, serão registradas taxas de crescimento negativas, ou seja, queda no número da população.

Em 2050, a taxa de crescimento da população no País será negativa (-0,291%) e a população será de 215,3 milhões de habitantes (segundo o IBGE se o ritmo de crescimento populacional se mantivesse no mesmo nível de 1950, de aproximadamente 3% ao ano, a população brasileira chegaria, em 2008, a 295 milhões de habitantes e não nos 189,6 milhões atuais.

Em 2039, quando vai parar de crescer e iniciar uma trajetória decrescente, a população brasileira será de 219,12 milhões.

Segundo o IBGE, os avanços da medicina e as melhores condições de vida elevaram a média de vida do brasileiro de 45,5 anos de idade, em 1940, para 72,7 anos, em 2008, ou seja, mais 27,2 anos de vida.

O país continuará galgando anos na vida média de sua população, alcançando em 2050 os 81,29 anos, mesmo nível atual da Islândia (81,80), Hong Kong, China (82,20) e Japão (82,60).

Em escala mundial a esperança de vida ao nascer foi estimada, para 2008 (período 2005-2010), em 67,2 anos e, para 2045-2050, a Organização das Nações Unidas (ONU) projeta uma vida média de 75,40 anos.

O levantamento do IBGE mostra também que em 2008 o Brasil ocupa a quinta posição entre os países mais populosos, mas de acordo com as projeções da ONU, o país passará para a oitava posição em 2050.

***


Para mim, esta última informação indica que estamos amadurecendo mais rápido que outros países, nos 2 sentidos; quanto mais educados e informados, menores as taxas de natalidade. Enquanto outros países mantêm taxas de crescimento típicas de regiões menos desenvolvidas.

Enfim, comemoro. Mas já dá para ver gente sofrendo com isso, como se nos tornássemos menores, perdêssemos posições.

***

De qualquer modo, em 2039 eu vou estar com 65 anos (tomara). Não sei se vai dar pra sentir o "despovoamento". Tomara de novo.

4 Comments:

Blogger Unknown said...

em 2039 eu vou estar com 70...quero morrer com 80...então vai dar para mais 10 anos de punheta
gui

domingo, 30 novembro, 2008  
Blogger Unknown said...

Aliás...muito bom o desenho...é a sua cara véio
Quero um desse pra mim...o desenho, não o véio.
Gui

domingo, 30 novembro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

Só hoje vi seu comentário no meu pobre e abandonado blog.
Nao tenho mais blog, faz tempo que nao mexo lá.
Que bom que voce leu os e-mails da Bolívia...
Cara, voce pode me dar pela milésima primeira vez o seu email do gmail, hehe...
Tenho um certo problema em anotar as coisas.
Abracao.
Acho que nos veremos logo.

quinta-feira, 04 dezembro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

Blog genial!Visitas frequentes...=D

sexta-feira, 12 dezembro, 2008  

Postar um comentário

<< Home